quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Mulheres de gerações opostas disputam prêmio de melhor paratleta do ano

Mulheres de diferentes gerações vão disputar o prêmio de melhor do ano do esporte paraolímpico brasileiro. Vencedora no ano passado, a velocista Terezinha Guilhermina vai tentar o bi contra a também veterana Susana Schnarndorf, da natação. Mas quem completa o trio é o mais novo talento do paradesporto, a velocista Verônica Hipólito.
Elas já foram comunicadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) de que disputarão o prêmio, o primeiro do atual ciclo olímpico.
A favorita ao prêmio é Terezinha, apontada como a deficiente visual mais rápida do mundo. Ela é a maior vencedora do esporte paraolímpico brasileiro feminino e neste ano ganhou três medalhas de ouro no Campeonato Mundial, em Lyon, na França. Ela ficou com o título nos 100, 200 e 400 metros.
Susana é a única representante fora do atletismo na disputa. Ela conquistou a medalha de ouro nos 100 metros peito e a de bronze nos 400 livre, no Campeonato Mundial de Natação, disputado em Montreal, no Canadá. Ela também fez parte da delegação brasileira nas Paralimpíadas de Londres, em 2012.
Mas a grande novidade entre as concorrentes é Verônica Hipólito. A jovem de 17 anos estreou no esporte paraolímpico neste ano e na primeira vez que saiu do Brasil, foi campeã mundial, nos 200 metros. Ela ainda ficou com a medalha de prata nos 100 metros.
O prêmio deve ser disputado por voto popular, na internet. A expectativa é de que o CPB divulgue os concorrentes de todas as categorias na semana que vem.

Fonte:CPB